Médicos na política brasileira

Médicos na política brasileira*
* Por Marcelo Sicoli - Consultor internacional, corretor de imóveis e Síndico do Centro Clinico Sudoeste em Brasília-DF. sindicoccs@outlook.com
Convivo diariamente com vários médicos em minhas atividades profissionais. É uma profissão que requer muita dedicação e inteligência acima da média mesmo antes do ingresso nas faculdades nos disputados vestibulares. Mas sempre me pergunto: são bons administradores? E políticos no sentido mais geral? Numa análise muito mais numérica que qualitativa, e sem entrar no mérito de vertentes políticas,  a presença de médicos em cargos públicos eletivos ou por indicação politica é muito maior do que de forma geral imagina-se.  Há muitos deputados, vereadores, senadores, governadores ou mesmo ex-presidentes da república que tem formação na área médica que muitos desconhecem.
A fundação da fantástica cidade de Brasília, foi realizada pelo médico urologista Juscelino Kubitschek nos anos 60. O Governador por muitos anos a frente de São Paulo, o estado mais rico do Brasil, Geraldo Alckmin, é cardiologista. Em seu coração sempre o desejo de ocupar a presidência da república.
O folclórico, mas genial, falecido deputado federal Enéas Carneiro, muitas vezes tentou a presidência com seus poucos segundos de tempo televisivo. É segundo alguns o melhor presidente que o Brasil não teve. Médico cardiologista, físico, matemático e professor , foi deputado federal por alguns anos. Vendo alguns vídeos de suas falas estridentes hoje, impressiona a sua inteligência e mesmo visão futurista para seu tempo.
O pop-star cirurgião-plástico Dr. Robert Rey, já fez alguns ensaios na política brasileira, seja como candidato a deputado federal em SP, ou espalhando fofocas sobre sua intenção em ser presidente do Brasil. Milionário, famoso e carismático, no entanto, nunca foi levado a sério. Está muito feliz com sua vida nos EUA. O Dr. Hollywood, é brasileiro nato. Nasceu em São Paulo capital, filho de pai estadunidense e mãe brasileira tendo se formado em Harvard (EUA) após ter sido adotado por família de mórmons ainda na infância.
Antônio Palocci Filho,  ex-membro do Partido dos Trabalhadores, ocupou o cargo de ministro da Fazenda no primeiro governo Lula por quase 4 anos, até 27 de março de 2006. Foi prefeito em sua cidade natal (Ribeirão Preto) , vereador, deputado estadual e deputado federal.
Segundo a Unimed Nacional, a Bancada Médica na Câmara sofreu sensível diminuição nas eleições 2014. Foram eleitos, para a Legislatura 2015-2019, 29 deputados(as) que declararam como profissão – exclusiva ou não – o exercício da Medicina. 16 parlamentares que inauguraram seus mandatos na Câmara Federal; os 13 restantes foram reeleitos. Tal número significa uma significativa queda em comparação à Legislatura de 2011-2015, cujas eleições (2010) elegeram 39 deputados médicos, e bastante inferior ao da Legislatura de 2007-2011 (eleições 2006), quando 61 médicos foram eleitos.
No Senado Federal, atualmente exercendo mandato podemos destacar o ortopedista Ronaldo Caiado – (DEM/GO), Humberto Costa (PT/PE) e  Waldemir Moka (PMDB/MS). Este último, tive o prazer de conversar por uma hora dentro de um avião com destino a Campo Grande em 2016. Muito simpático.
Já no cenário local do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, cirurgião-geral, ocupou o Governo de 2011 a 2015. Anteriormente, foi ministro do esporte(2003 a 2006) e diretor da Anvisa.  Jofran Frejat, com quase 81 anos, garante ter vitalidade para assumir o GDF, após destacada passagem como secretário de saúde e deputado federal em anos anteriores. Gutemberg filho, presidente do sindicato dos médicos é um forte nome a conseguir uma cadeira na câmara legislativa na próxima legislatura. Ele é médico e advogado como meu pai, o Dr.Sicoli; reumatologista, é o mais importante de todos os médicos para mim, no entanto, nunca se envolveu com política.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Práticas ilegais e antiéticas no mercado imobiliário*

Pense em imóveis para moradia, lazer ou investimento no exterior