Gestão criativa de estacionamentos

Por Marcelo Sicoli*
Spark”, no inglês quer dizer centelha, fagulha ou desencadear, incentivar. O Sparking, um trocadilho com a palavra “Sudoeste”(bairro nobre de Brasília) e “parking”(estacionamento) trouxe um projeto personalizado e inovador em vários sentidos para o Condomínio do Centro Clínico Sudoeste, onde está sua unidade modelo. Atualmente, no prédio, há quase 100 empresas na área de saúde em funcionamento recebendo 4000 pessoas por dia, e altíssima taxa de ocupação.
Os imóveis (250 vagas de garagem) onde hoje a atividade é exercida desde 2003 foram da Construtora, sendo que o grau de ingerência do condomínio era baixíssimo, inclusive se transformado numa pesada(e cara) agenda judicial nos anos mais recentes. Somente após julho 2019, com a propriedade dos imóveis assegurada ao condomínio, pode-se fazer as intervenções necessárias e com o nível de qualidade que o prédio merecia. Parte da receita da exploração do estacionamento será transferida mensalmente para o novo dono e destinada para execução de obras e melhorias diversas.

Neste contexto, foi criado o “Sparking Estacionamento Criativo”. A empresa propositalmente mudou o sobrenome de “Rotativo” para “Criativo”, pois quebra o paradigma da maioria dos prédios residenciais e comerciais onde as garagens são um lugar sem vida, depósito de tranqueiras em armários e invariavelmente pintadas de amarelo, preto e branco. 


As cores predominantes são o preto e azul, tendo o cinza e branco como cores complementares. São grandes diferenciais do novo gestor de estacionamentos rotativos: Projeto de arquitetura e design de interiores modernos, além de comunicação e atendimento diferenciados e mais humanizados. Por exemplo, há quadros espalhados com fotos de super carros em belos cenários, e uma TV posicionada na frente dos elevadores que exibe de forma intercalada vinhetas da logomarca, fotos inspiradoras de veículos  e rápidas tomadas áreas do prédio. Também um grande mural ilustrando a cidade de Brasília e outro reproduzindo ferramentas de uma oficina, para que os clientes mais empolgados postem nas mídias sociais. A alegria expressa em pequenos detalhes, aquece os corações dos clientes que visitam prédios comerciais voltados para saúde em meio as usuais atribuladas rotinas das grandes cidades ou mesmo hospitais em busca de tratamento.
Os conceitos de reciclagem e reuso estão presentes por exemplo numa chique sala de estar, que tem uma mesa feita de pneus reciclados, barris multicoloridos usados e outros itens decorativos que fazem diariamente sucesso. Todas as prateleiras de madeira e vidro usados no ambiente são oriundos também de containers de entulho.
             Equipamentos da marca Linkc, empresa baseada em Campinas(SP) são usados na operação e por coincidência trazem as cores preto e azul. O acesso a garagem se tornará uma experiência única e atraente nos edifícios em que o modelo for implementado em todo Brasil. A inspiração é resultado de horas de um prazeroso estudo por projetos arrojados implementados em todo Planeta Terra, em especial na França, Alemanha e Espanha.
Havia frequentes reclamações e duras críticas nas mídias sociais do preço do serviço, qualidade do atendimento,  limpeza e aparente abandono. Felizmente, mudamos este estigma com todas melhorias em pintura, iluminação, sinalização e decoração, associadas a uma tarifa mais barata e possibilidade de pagamento em totens automáticos. Há depoimentos positivos espontâneos por parte dos clientes.  O Sparking ganhou em setembro/2019 o prêmio “Cidades e Condomínios” na categoria empreendedorismo e também o prêmio “Indicados Revista Infra 20 anos” em novembro/2019 em São Paulo. Almejamos por outros de arquitetura ou específicos do segmento.
Além disso, em prédios comerciais (diferente de shoppings) as vagas tem alto índice de vacância se encerrando o horário comercial ou aos finais de semana. O belo cenário, pode servir para encontros de carros esportivos, carros antigos, clubes de motos ou até mesmo lançamento de veículos de grandes marcas com montagem de coquetel, palestras e exposições. Soa muito simpático e inusitado realizar algo numa garagem temática ao invés das já conhecidas casas de eventos. 

Para seguir no facebook e instagram: @sparkingec

 *Síndico do Centro Clínico Sudoeste(Brasília-DF),  premiado no Brasil e no exterior. Articulista de vários jornais e websites, consultor internacional e corretor de imóveis (CRECI-DF 20576).  Conselheiro do CRECI-DF. E-mail: sindicoccs@outlook.com whatsapp: (61)98250-8656


















Creative management of parking garages
*Marcelo Sicoli
"Spark"in English means “spark or trigger”, encourage. (note:original article was in Brazilian Portuguese)  , Sparking, a pun on the word “Southwest” (Brasilia's upscale neighborhood) and “parking” brings a personalized and innovative design in many ways to the Southwest Clinical Center Condominium(Centro Clinico Sudoeste).  Currently, in the building, there are almost 100 health care companies in operation receiving 4000 people a day, and very high occupancy rate.
The properties (250 parking spaces) where the activity has been practiced since 2003 were the property of Construction company, and the degree of interference of the condominium was very low, even becoming a heavy (and expensive) judicial agenda in recent years. Only after July 2019, with the ownership of the real estate secured to the condominium, we could make the necessary interventions and the quality level that the building deserves. Part of the revenue from parking operation will be transferred monthly to the new owner and destined to the execution of works and various improvements.
In this context, “Sparking Creative Parking” was created. The company purposely changed the surname from “Rotativo” to “Criativo”, as it breaks the paradigm of most residential and commercial buildings where garages are a lifeless place, deposits of junk in cabinets and invariably painted in yellow, black and white.
The predominant colors are black and blue, with gray and white as complementary colors. The new car park manager's great differentials are: Architectural design and modern interior design, as well as differentiated and more humanized communication and service. For example, there are pictures scattered with pictures of super cars in beautiful surroundings, and a TV positioned in front of the elevators that alternately displays vignettes of the logo, inspiring photos of vehicles and quick shots of the building. Also a large mural illustrating the city of Brasilia and another reproducing tools from a workshop, so that the most excited customers post on social media. The joy expressed in small details, warms the hearts of customers who visit health-oriented commercial buildings amid the usual troubled routines of large cities or even hospitals in search of treatment.
The concepts of recycling and reuse are present, for example, in a chic living room, which has a table made from recycled tires, used multicolored barrels and other decorative items that are a daily success. All the wooden and glass shelves used in the environment come from rubble containers.
 Linkc brand equipment, a company based in Campinas (SP) are used in the operation and coincidentally bring the colors black and blue. Garage access will become a unique and attractive experience in buildings where the model is implemented throughout Brazil. The inspiration is the result of hours of pleasant study by bold projects implemented across Planet Earth, especially in France, Germany and Spain.
There were frequent complaints and harsh criticisms on social media of the price of the service, quality of care, cleanliness and apparent abandonment. Fortunately, we changed this stigma with all the improvements in painting, lighting, signage and decoration, associated with a cheaper rate and the possibility of paying in automatic totems. There are spontaneous positive testimonials from customers. Sparking won in September / 2019 the “Cities and Condominiums” award in the entrepreneurship category and also the “Indicated Magazine Infra 20 anos(years)” award in November / 2019 in São Paulo. We aim for others of architecture or segment specific.
n addition, in commercial buildings (unlike shopping malls), vacancies have a high vacancy rate if business hours are closed or on weekends. The beautiful setting can be used for sports car meetings, vintage cars, motorcycle clubs or even launching vehicles of major brands with cocktail assembly, lectures and exhibitions. It sounds very nice and unusual to do something in a themed garage instead of the already known event houses.

To follow on facebook and instagram: @sparkingec
 
* Building manager in Brasilia(Brazil) with awards received in many countries. Real estate Agent(Realtor) and international consultant. E-mail >sindicoccs@outlook.com whatsapp> +5561-982508656


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Práticas ilegais e antiéticas no mercado imobiliário*

Pense em imóveis para moradia, lazer ou investimento no exterior