Gestão criativa de estacionamentos
Por Marcelo Sicoli*
“Spark”, no inglês quer dizer centelha,
fagulha ou desencadear, incentivar. O Sparking,
um trocadilho com a palavra “Sudoeste”(bairro nobre de Brasília) e
“parking”(estacionamento) trouxe um projeto personalizado e inovador em vários
sentidos para o Condomínio do Centro Clínico Sudoeste, onde está sua unidade
modelo. Atualmente, no prédio, há quase 100 empresas na área de saúde em
funcionamento recebendo 4000 pessoas por dia, e altíssima taxa de ocupação.
Os imóveis (250 vagas
de garagem) onde hoje a atividade é exercida desde 2003 foram da Construtora,
sendo que o grau de ingerência do condomínio era baixíssimo, inclusive se
transformado numa pesada(e cara) agenda judicial nos anos mais recentes. Somente
após julho 2019, com a propriedade dos imóveis assegurada ao condomínio, pode-se
fazer as intervenções necessárias e com o nível de qualidade que o prédio merecia.
Parte da receita da exploração do estacionamento será transferida
mensalmente para o novo dono e destinada para execução de obras e melhorias
diversas.
Neste
contexto, foi criado o “Sparking Estacionamento Criativo”. A empresa propositalmente
mudou o sobrenome de “Rotativo” para “Criativo”, pois quebra o paradigma da
maioria dos prédios residenciais e comerciais onde as garagens são um lugar sem
vida, depósito de tranqueiras em armários e invariavelmente pintadas de
amarelo, preto e branco.
As cores predominantes são
o preto e azul, tendo o cinza e branco como cores complementares. São grandes
diferenciais do novo gestor de estacionamentos rotativos: Projeto de
arquitetura e design de interiores modernos, além de comunicação e atendimento
diferenciados e mais humanizados. Por exemplo, há quadros espalhados com fotos
de super carros em belos cenários, e uma TV posicionada na frente dos
elevadores que exibe de forma intercalada vinhetas da logomarca, fotos
inspiradoras de veículos e rápidas
tomadas áreas do prédio. Também um grande mural ilustrando a cidade de Brasília
e outro reproduzindo ferramentas de uma oficina, para que os clientes mais
empolgados postem nas mídias sociais. A alegria expressa em pequenos detalhes, aquece
os corações dos clientes que visitam prédios comerciais voltados para saúde em
meio as usuais atribuladas rotinas das grandes cidades ou mesmo hospitais em
busca de tratamento.
Os conceitos de
reciclagem e reuso estão presentes por exemplo numa chique sala de estar, que
tem uma mesa feita de pneus reciclados, barris multicoloridos usados e outros
itens decorativos que fazem diariamente sucesso. Todas as prateleiras de
madeira e vidro usados no ambiente são oriundos também de containers de
entulho.
Equipamentos da marca Linkc, empresa baseada
em Campinas(SP) são usados na operação e por coincidência trazem as cores preto
e azul. O acesso a garagem se tornará uma experiência única e atraente nos edifícios em que o modelo for implementado em todo Brasil. A inspiração é resultado
de horas de um prazeroso estudo por projetos arrojados implementados em todo
Planeta Terra, em especial na França, Alemanha e Espanha.
Havia frequentes
reclamações e duras críticas nas mídias sociais do preço do serviço, qualidade
do atendimento, limpeza e aparente
abandono. Felizmente, mudamos este estigma com todas melhorias em pintura,
iluminação, sinalização e decoração, associadas a uma tarifa mais barata e
possibilidade de pagamento em totens automáticos. Há depoimentos positivos
espontâneos por parte dos clientes. O Sparking
ganhou em setembro/2019 o prêmio “Cidades e Condomínios” na categoria
empreendedorismo e também o prêmio “Indicados Revista Infra 20 anos” em
novembro/2019 em São Paulo. Almejamos por outros de arquitetura ou específicos
do segmento.
Além disso, em prédios comerciais
(diferente de shoppings) as vagas tem alto índice de vacância se encerrando o
horário comercial ou aos finais de semana. O belo cenário, pode servir para
encontros de carros esportivos, carros antigos, clubes de motos ou até mesmo
lançamento de veículos de grandes marcas com montagem de coquetel, palestras e
exposições. Soa muito simpático e inusitado realizar algo numa garagem temática
ao invés das já conhecidas casas de eventos.
Para seguir no facebook e instagram: @sparkingec
*Síndico do Centro Clínico Sudoeste(Brasília-DF), premiado no
Brasil e no exterior. Articulista de vários jornais e websites, consultor
internacional e corretor de imóveis (CRECI-DF 20576). Conselheiro do CRECI-DF. E-mail: sindicoccs@outlook.com whatsapp: (61)98250-8656
Creative management of parking
garages
*Marcelo Sicoli
"Spark"in
English means “spark or trigger”, encourage. (note:original article was in
Brazilian Portuguese) , Sparking, a pun
on the word “Southwest” (Brasilia's upscale neighborhood) and “parking” brings
a personalized and innovative design in many ways to the Southwest Clinical
Center Condominium(Centro Clinico Sudoeste).
Currently, in the building, there are almost 100 health care companies
in operation receiving 4000 people a day, and very high occupancy rate.
The properties
(250 parking spaces) where the activity has been practiced since 2003 were the
property of Construction company, and the degree of interference of the
condominium was very low, even becoming a heavy (and expensive) judicial agenda
in recent years. Only after July 2019, with the ownership of the real estate
secured to the condominium, we could make the necessary interventions and the
quality level that the building deserves. Part of the revenue from parking
operation will be transferred monthly to the new owner and destined to the
execution of works and various improvements.
In this context,
“Sparking Creative Parking” was created. The company purposely changed the
surname from “Rotativo” to “Criativo”, as it breaks the paradigm of most
residential and commercial buildings where garages are a lifeless place,
deposits of junk in cabinets and invariably painted in yellow, black and white.
The predominant
colors are black and blue, with gray and white as complementary colors. The new
car park manager's great differentials are: Architectural design and modern
interior design, as well as differentiated and more humanized communication and
service. For example, there are pictures scattered with pictures of super cars
in beautiful surroundings, and a TV positioned in front of the elevators that
alternately displays vignettes of the logo, inspiring photos of vehicles and
quick shots of the building. Also a large mural illustrating the city of
Brasilia and another reproducing tools from a workshop, so that the most
excited customers post on social media. The joy expressed in small details,
warms the hearts of customers who visit health-oriented commercial buildings
amid the usual troubled routines of large cities or even hospitals in search of
treatment.
The concepts of
recycling and reuse are present, for example, in a chic living room, which has
a table made from recycled tires, used multicolored barrels and other
decorative items that are a daily success. All the wooden and glass shelves
used in the environment come from rubble containers.
Linkc
brand equipment, a company based in Campinas (SP) are used in the operation and
coincidentally bring the colors black and blue. Garage access will become a
unique and attractive experience in buildings where the model is implemented
throughout Brazil. The inspiration is the result of hours of pleasant study by
bold projects implemented across Planet Earth, especially in France, Germany
and Spain.
There were
frequent complaints and harsh criticisms on social media of the price of the
service, quality of care, cleanliness and apparent abandonment. Fortunately, we
changed this stigma with all the improvements in painting, lighting, signage
and decoration, associated with a cheaper rate and the possibility of paying in
automatic totems. There are spontaneous positive testimonials from customers.
Sparking won in September / 2019 the “Cities and Condominiums” award in the
entrepreneurship category and also the “Indicated Magazine Infra 20 anos(years)”
award in November / 2019 in São Paulo. We aim for others of architecture or
segment specific.
n addition, in
commercial buildings (unlike shopping malls), vacancies have a high vacancy
rate if business hours are closed or on weekends. The beautiful setting can be
used for sports car meetings, vintage cars, motorcycle clubs or even launching
vehicles of major brands with cocktail assembly, lectures and exhibitions. It
sounds very nice and unusual to do something in a themed garage instead of the
already known event houses.
To follow on
facebook and instagram: @sparkingec
* Building manager in Brasilia(Brazil) with awards received in many
countries. Real estate Agent(Realtor) and international consultant. E-mail >sindicoccs@outlook.com whatsapp> +5561-982508656
Comentários
Postar um comentário