Home-staging-Preparação de imoveis para venda
Entrevista:
Revista More Bem
Quando iniciou o trabalho
de "home-stager"?
Há cerca de 10 anos em imóveis próprios para aluguel e há 2 anos, comercialmente para terceiros. Além de designer de interiores sou economista e corretora de imóveis e ofereço o serviço de home staging como cortesia, para os proprietário que me concedem exclusividade na venda do imóvel.
Há cerca de 10 anos em imóveis próprios para aluguel e há 2 anos, comercialmente para terceiros. Além de designer de interiores sou economista e corretora de imóveis e ofereço o serviço de home staging como cortesia, para os proprietário que me concedem exclusividade na venda do imóvel.
Vender um imóvel é algo que pode levar meses até que o ato se
concretize. No caso de usados, a forte
concorrência e o preço elevado são as justificativas; em outros, no entanto, a
falta de atenção do proprietário assume parte da culpa.
O home staging ou numa tradução livre
“encenação de ambiente” procura valorizar pontos fortes do imóvel por meio
de uma decoração mais neutra, tendo como principais objetivos seduzir o
visitante e potencializar as vendas. Para atingir estas metas, são utilizadas
várias técnicas.
O que é home staging?
Home Staging é o ato de preparar um imóvel usado- ocupado ou desocupado- para a venda no mercado imobiliário com objetivo de torná-lo atraente para o maior número de compradores potenciais e, assim, vendê-lo mais rapidamente e por um maior valor. Desta forma, ele torna-se uma importante ferramenta para o processo de valorização e agilização da venda dos imóveis.
Home Staging é o ato de preparar um imóvel usado- ocupado ou desocupado- para a venda no mercado imobiliário com objetivo de torná-lo atraente para o maior número de compradores potenciais e, assim, vendê-lo mais rapidamente e por um maior valor. Desta forma, ele torna-se uma importante ferramenta para o processo de valorização e agilização da venda dos imóveis.
Quais as vantagens de
contratar o serviço de home-staging?
Para o comprador: Com mobília e acessórios para definir os ambientes, o comprador tem uma melhor ideia do tamanho, do layout e da finalidade de cada cômodo, ajudando-o a visualizar como melhor dispor sua mobília no espaço, e ainda, sentir-se vivendo no local.
Para o comprador: Com mobília e acessórios para definir os ambientes, o comprador tem uma melhor ideia do tamanho, do layout e da finalidade de cada cômodo, ajudando-o a visualizar como melhor dispor sua mobília no espaço, e ainda, sentir-se vivendo no local.
Para
o proprietário: venda mais rápida do imóvel e por um valor maior.
Qual a diferença entre a técnica do home-staging com a decoração de ambiente?
A decoração pretende adaptar uma casa ao gosto pessoal do morador. Por outro lado, o home staging procura valorizar os pontos fortes do imóvel, fazendo uso dos elementos mais neutros possíveis para atender o máximo de possíveis compradores. Por exemplo, um decorador pode adicionar um toque pessoal à decoração como aconselhar a pintura da cozinha de vermelho para trazer alegria e originalidade. Com isso, algumas pessoas podem gostar, outras não. Já o home stager deverá usar tons claros e discretos que agradem a um número maior de pessoas, eliminando quase tudo que possa mostrar a personalidade do proprietário.
O home stager deverá ter como objetivo
fazer com que a casa atenda a todos os gostos de forma a ser desejada por
todos, ou seja, não decorar de acordo com gosto pessoal, mas de acordo com o
que vende melhor.
Como se
encontra o mercado de Home-staging em Brasília?
O home staging surgiu em 1972 nos Estados
Unidos, tendo sua importância reconhecida no processo de venda de imóveis.
Após
sua larga aplicação nos Estados Unidos, o home
staging é adotado no Canadá no início do ano 2000. Sete anos mais tarde,
atravessa o Atlântico e se difunde na Europa.
A
técnica continua se disseminando rapidamente, sendo divulgada por imobiliárias
e programas televisivos populares.
O home
staging funciona para diversos tipos de imóveis: apartamentos, casas, salas
comerciais, podendo estar ocupadas ou vazias. Nos imóveis vazios, o home
stager leva acessórios e móveis para ajudar os visitantes a imaginar a vida
deles no local.
Brasília
não conhece o serviço. Tenho feito a divulgação diretamente com os
proprietários de imóveis, com alguns corretores de imóveis e com uma
imobiliária que é franqueada, cuja matriz é norte-americana. Para esta dei entrevista recentemente para sua revista
trimestral e a pedido do presidente, estou preparando treinamento para suas
franqueadas no Brasil. Em breve publicarei o primeiro livro brasileiro sobre o
assunto.
Qual o preço dos serviços
O preço dos serviços pode ser baseado por
metragem quadrada, por hora ou por projeto, podendo iniciar com uma consultoria
e gradativamente incluir outros serviços e valores, dependendo da necessidade
do imóvel, do tempo para execução, da disponibilidade financeira e do interesse
do proprietário.
Um pouco sobre os serviços
Os
imóveis decorados dos lançamentos imobiliários são montados com elevado
orçamento: móveis de design, eletrodomésticos de última geração, materiais de
acabamento de alto custo, projeto luminotécnico que enriquece a arquitetura e
outros detalhes. Nada disso é usado no home
staging, pois seu principal objetivo é o de valorizar a propriedade com o
menor investimento possível.
Para
superar esta limitação, o designer precisa ser criativo, combinando
sensibilidade (criação) com realidade (orçamento reduzido). Em vez de criar um
projeto totalmente novo, o designer de interiores trabalha com mobiliário e
acessórios que o proprietário já possui e os reorganiza, reforma, reinventa
suas funções, procurando criar um novo olhar sobre os mesmos objetos. Para
preparação das fotos, é muito comum levar minhas próprias peças de decoração,
escolhidas normalmente após uma analise prévia no imóvel.
Otimo trabalho
ResponderExcluir